terça-feira, 30 de junho de 2009

POLO DE MODA DO BARRO PRETO PEDE SOCORRO!!

No inicio da década de 80 surge no Barro Preto, região centro-sul de Belo Horizonte, o maior Pólo de Moda a céu aberto do Brasil. De lá para cá, foram muitos anos de muitos investimentos e sucesso.

A região que então era um setor de Auto Peças, se viu tomada por centenas de Pronta-Entregas que fez surgir no mercado da moda para todo Brasil, a glamorosa Moda Mineira.

Muitos empresários do setor investiram na idéia de se criar no Barro Preto o maior centro de moda da America Latina. Tudo transcorria muito bem, até o final dos anos 90

Já inicio do ano 2000, outros pólos de moda surgiram no Brasil. Cidades como Divinópolis, Petrópolis, Maringá, Goiânia, Fortaleza, e outros menos cotados, criaram seus Pólos de Moda, com a participação de seus Governos, que investiram na infraestrutura do setor.

Detectada a concorrência de outras regiões, os empresários do Barro Preto se mobilizaram através da criação de uma associação comercial - ASCOBAP – no intuído de sensibilizar o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, para juntamente com o empresariado buscar alternativas para viabilizar a revitalização do pólo de modas do Barro Preto.

Varias tentativa foram feitas, inclusive com a participação do CDL, que visualizando o enfraquecimento do setor, uniu esforços com os empresários do Barro Preto, na tentativa de sensibilizar o Governo do Estado e Prefeitura, para cerrar fileiras em busca de soluções para o setor.

Foram anos de agonia, sem que resultados plausíveis aparecessem. Encontros e reuniões intermináveis, não surtiram efeito. O Barro Preto que tem aproximadamente mais de quatro mil estabelecimentos comercias, e gera direta e indiretamente 17 mil empregos: perde a cada dia espaço para outras regiões.

Um grito de alerta se faz necessário, para que as Autoridades Estaduais e Municipais possam implementar projetos em parceria com o empresariado, que visem salvar este importante setor da Economia Mineira.

Porque do contrário, teremos em pouco tempo, um pólo de fantasmas no coração de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário