quinta-feira, 18 de junho de 2009

JORNALISTAS DE FORMAÇÃO:O MUNDO NÃO VAI ACABAR !!

O Supremo Tribunal Federal não acabou com os cursos e profissão de Jornalista: e sim acabou com a obrigatoriedade do diploma. Exercer o jornalismo é uma dádiva divina, é uma arte, é um talento nato.

Se observarmos os melhores e mais laureados comunicadores, e comentaristas – políticos e esportivos – veremos que em sua maioria não são formados em Jornalismo. Ser talentoso e grande Jornalista é como ser um craque de futebol, grande tenista, narrador esportivo, e apresentador de TV. Arte e Talento, não se aprende na Faculdade.

As atividades inerentes são fruto do talento nato, onde o cidadão nasce com o dom. É claro que, o aprimoramento e a técnica nas faculdades, contribuem e muito para a qualificação do profissional de imprensa.

Também tenho certeza que o mundo não vai acabar, porque o STF acabou com á obrigatoriedade do diploma para exercício do Jornalismo. Tenho plena certeza que, o Jornalista de formação que tenha qualidade, sempre terá o seu lugar no mercado de Trabalho.

Estamos vivendo um tempo maravilhoso, nas comunicações. Com o advento da internet, podemos utilizar muitas mídias: como o Jornal on-line, Sites, Blogs, e Twitter: que como escreveu um leitor em meu blog- “a internet e os Blogs, possibilitam ao escriba sem canal, jornal, e revista, desenvolver o seu talento e aptidão”-, retrata a nova realidade do mercado de comunicação.

Assim, o mundo das comunicações, não ficará mais pobre, mas, com certeza ficará mais amplo, competitivo e versátil. Então, os bons Jornalistas de formação, permanecerão e os enganadores sem formação, não entrarão no mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. AMIGO EDUARDO, NÃO É À TOA QUE SOU SEU ADMIRADOR. FALA COM PROPRIEDADE SOBRE ESSA MÁ INTERPRETAÇÃO DE MUITOS JORNALISTAS OU ACADEMICOS DO CURSO. O JORNALISMO É A MAIOR A ESSÊNCIA DE UMA ARTE QUE DEUS NOS DEU E NOS DÁ.(VOCÊ, EU E OUTROS SOMOS PROVA DISSO) O DOM DA COMUNICAÇÃO, QUE NOS APRIMORAMOS A CADA DIA, É A RAZÃO DE AINDA ESTARMOS NO MERCADO DO TRABALHO.
    O MUNDO NÃO ACABOU PARA AQUELES QUE SÃO E QUE SERÃO BONS PROFISSIONAIS! TODAS AS PROFISSÕES, SÓ SOBRESSAEM, SE O TIMONEIRO FOR PREPARADO.

    ResponderExcluir