terça-feira, 23 de junho de 2009

"QUERO SER CHOFER DE SARNEY"


Se já não bas­tas­se os es­cân­da­los dos po­de­res Exe­cu­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio, ago­ra tam­bém es­ta­mos acom­pa­nhan­do mais um no­vo ca­so de cor­rup­ção e ar­ru­ma­ção nas bar­bas do Se­na­do da Re­pú­bli­ca.

Te­mos as­sis­ti­do o de­sen­ro­lar das acu­sa­ções na ges­tão Jo­sé Sar­ney. A his­tó­ria dos car­gos em co­mis­são, apa­dri­nha­men­tos e pri­vi­lé­gios do feu­do ma­ra­nhen­se dos Ri­ba­mar, dei­xa co­ra­dos até os “men­sa­lei­ros de plan­tão”.

O mais hi­lá­rio - se­ria cô­mi­co se não fos­se trá­gi­co — foi o “pre­si­den­te” Sar­ney di­zer que o tal ele­men­to que es­ta­va à dis­po­si­ção de Ro­se­a­na não era seu “mor­do­mo”, e sim seu cho­fer. Con­fes­so que ti­ve uma cri­se de ri­so: não só pe­la ex­pli­ca­ção es­drú­xu­la do pre­si­den­te do Se­na­do, mas pe­lo uso da qua­li­fi­ca­ção de “cho­fer” da­da pa­ra o re­fe­ri­do ele­men­to.

Po­xa! O Sar­ney bus­cou es­sa do fun­do do baú: cho­fer no iní­cio do sé­cu­lo era de­no­mi­na­ção do con­du­tor de au­to­mó­veis, que na­que­la épo­ca ti­nham a mes­ma im­por­tân­cia e res­pei­to de um pi­lo­to de avi­ão.

Con­ta mi­nha tia de 90 anos que o cho­fer era na­que­la épo­ca mui­to con­cei­tu­a­do, que ti­nha mui­to “car­taz” com as ga­ro­tas de sai­as pli­ça­das que fa­zi­am su­as apa­ri­ções “do­min­guei­ras” nas pra­ças, em be­las tar­des de do­min­go.

Tam­bém co­nhe­ci um cho­fer de pra­ça — ho­je tá­xi — que ti­nha um fus­qui­nha azul re­lu­zen­te, co­que­lu­che do pon­to de car­ros de alu­guel na pra­ça cen­tral de mi­nha ci­da­de na­tal. Ele ti­nha mui­to “car­taz” com a mu­lhe­ra­da!

Mas, vol­tan­do ao as­sun­to do cho­fer de Ro­se­a­na, es­se su­jei­to ga­nha sim­ples­men­te 12 mil re­ais por mês, quan­tia 10 ve­zes mai­or que os mo­to­ris­tas de ôni­bus, vans e car­ros es­co­la­res.

Vou su­ge­rir aos mo­to­ris­tas que se or­ga­ni­zem em seus sin­di­ca­tos pa­ra plei­te­ar jun­to ao Con­gres­so Na­ci­o­nal a mu­dan­ça da de­no­mi­na­ção de mo­to­ris­ta pro­fis­si­o­nal pa­ra cho­fer!

Quem sa­be as­sim eles po­de­rão ga­nhar um sa­lá­rio mais dig­no e con­di­zen­te com su­as res­pon­sa­bi­li­da­des.

Que­ro di­zer tam­bém que vou plei­te­ar uma va­ga de cho­fer no nos po­de­res da Re­pú­bli­ca. A quem pos­sa in­te­res­sar, fi­ca­rei sa­tis­fei­to com um sa­lá­rio 50% me­nor que os pa­gos pa­ra a tur­ma do Sar­ney.

Um comentário:

  1. EDUARDO, PARABENS PELA MATÉRIA.É NECESSÁRIO PESSOAS COMO VOCÊ PARA AJUDAR A DESMASCARAR ESSAS FALÁCIAS, QUE PARA MUITOS, POR SER DO EX PRESIDENTE SARNEY, SÃO PEÇAS CULTURAIS. E NÃO PASSAM DAS MAIS ESDRÚXULAS DAS AFIRMAÇÕES. A REPUBLICA DO MARANHÃ, MAIS UMA VEZ TENTA SUBSTESTIMAR A SABEDORIA POPULAR.

    ResponderExcluir