sábado, 30 de maio de 2009

OBRAS E INVESTIMENTOS PARA A COPA DE 2014 !

Está chegando a hora de se escolher as cidades sede da Copa do Mundo de 2014. É claro que, as coisas não acontecem no Brasil como no velho Mundo. Aqui tudo tem que ser com sofrimento, improvisação, maquiagem, “Jabá”, sangue, suor e lagrimas.

Mas, esse é o Brasil!! Se fosse diferente, seria como a previsível e bela Suíça. Para adequar nossas condições e receber o melhor evento esportivo do mundo:temos que investir muito em infraestrutura;praticamente reconstruindo tudo que temos, de velho e obsoleto.

Sabemos que vão tentar dar o “jeitinho brasileiro”, passando a perna na FIFA, e tentar fazer uma grande maquiagem, em vez de construir e modernizar as coisas por aqui.

Em época de crise mundial – não sabemos até onde vai esta crise, e quanto tempo vai durar – os recursos dos governos Federal, Estadual, e Municipal - que arrecadam muito e gasta muito mal, não serão suficientes para viabilizar as obras nas proporções que devem ser:sem contar que, o gerenciamento é caótico.

Não vou falar sobre, rodovias, metrô, avenidas, aeroportos:fico até com preguiça de mexer nesse vespeiro. Mas, não poderia deixar de falar no mais elementar dos investimentos:os estádios, templos do futebol.

Vejo através da imprensa especializa, e na fala de nossos gestores que, vão reformar muitos estádios. Acho isso o fim da picada! Tem estádios por ai, que deveriam ter sido demolidos á muito tempo, por já estarem inseguros e obsoletos. Sito aqui, só como referencia os estádios do Recife, que mais parecem “aparapucas. Estruturas desgastadas pelo tempo, e gramados que mais parecem “pastos”.

Aqui em Minas, dizem que vão reformar o Velho estádio Independência , que fica situado e exprimido em um bairro de ruas estreitas, e muito populoso. Não sei se será uma boa idéia:talvez melhor fosse, construir um novo estádio, em uma região mais acessível, e menos populosa.

Também o Mineirão deverá passar por reformas:penso que também que nesse caso;deveriam repensar, e talvez demolir e construir uma arena moderna. Não seria sonhar muito, fazer na Pampulha, uma replica do Ninho de Pássaro da China.

Porem tudo isso,parece conjecturas, mas, a verdade é por ai. O tempo passa, e as iniciativas me parecem estar um tanto quanto atrasadas. Não quero ser cético, mas, tenho cá minhas desconfianças em relação à qualidade dos investimentos e obras que deveram ser realizadas, para que possamos pelo menos, realizar com dignidade uma competição de tamanha envergadura como é uma Copa do Mundo.

Ainda mais que, somos os únicos Penta Campeões do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário