sábado, 24 de janeiro de 2009

REFLEXÕES PARA UM VELHO ANO NOVO!

Estamos finalizando o primeiro mês de 2009. As expectativas do final do ano começam a se delinear com o transcorrer das semanas! Férias, reformulações de atitudes e postura, mudanças de hábitos, novas descobertas, alegrias, frustrações, surpresas, retomadas de projetos adormecidos.

Dentre estas e outras, vamos construindo um ano novo mais equilibrado, com os pés no chão, observando mais, planejando melhor, vencendo paixões, submetendo a nossa vontade.

Estou um pouco apreensível com os rumos que o mundo está tomando: será que este desequilíbrio econômico mundial, vai aprofundar o abismo entre as classes sociais, ou servirá para a humanidade fazer reflexões profundas e corrigir rumos e comportamentos.

Seremos melhores ou piores com o estreitamento e dificuldades que enfrentamos,e com certeza enfrentaremos no decurso do ano. Sei que muita coisa deve mudar,um novo foco com certeza surgirá,e assim teremos que captar um novo modelo de vida: mais solidário e justo.

Já faz muitos anos que não leio um bom livro por inteiro. Semana passada, encontrei na mesa de estudos de minha casa o livro, O MONGE E O EXECUTIVO, do autor, James C. Hunter. Com uma narrativa envolvente,o livro conta a história de John Daily,um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassado como chefe, marido,e pai.

Confesso que,há muito tempo uma história assim não me chamava à atenção. No principio li, sem muito interesse, nas com o passar das páginas fui me apegando a leitura,e tirando proveito dos ótimos exemplos ali apresentados.

Fiz anotações que achei muito interessante como: “Estar no poder e como ser uma dama, se tiver que lembrar as pessoas que você é você não é. Outro ponto importante observado por mim foi,a diferença entre poder e autoridade. Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força”. Autoridade: “ È a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.”

Esse tópico me chamou muita atenção, por já ter vivido a situação e não ter percebido na época essa grande diferença.

E por fim uma passagem que me tocou muito! A definição de amor que me abriu os olhos,e me fez enxergar o verdadeiro sentido da palavra amar.

“ Amor não é como nos sentimos a respeito dos outros, mas como nos comportamos com os outros” È verdadeira e sábia a passagem sobre o Amor!!

Não basta dizer que amamos, que adoramos, que idolatramos, se não mos comportarmos com respeito, lisura, sabendo perdoar os deslizes e erros de nossos semelhantes. Com certeza colocarei em prática ensinamentos aprendidos em minha primeira leiturade 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário