Faz muitos anos que não uso ou frequento um posto de Saúde Municipal. Mas, ontem 14/11 ao amanhecer: foi necessária minha ida a um posto na região da Cidade Nova e União.
- Lá o atendimento começa as 07:00 horas da matina e estende-se ate as 18:00 horas. Até ai, tudo muito bem: acontece que a pezar de ter uma estrutura física nova e de boa qualidade, não tem o mais elementar e essencial:Médicos para atender a Comunidade.
-Pois bem- Chovia muito quando lá cheguei- faltava energia eletrica, motivo pela qual a Enfermeira Valizete informava a todos os pacientes que, se a energia não volta-se logo, os procedimentos de coleta Seletiva não seriam realizadas!
- Ficamos a esperar: no entanto vinte minutos depois a energia foi reestabelecida, e os pacientes foram encaminhados para a coleta.
-Até ai tudo bem: mas os médicos para o atendimento matutino onde estavam? Então me dirigi a atendente do posto que me informou que estava faltando médico, porque um estava de ferias e não tinha substituto e o outro não havia chegado.
-Ficamos então conversando e ela me informava dos procedimentos necessários para o bom andamento da Unidade Básica. Falou das deficiências do pronto atendimento, da necessidade da participação da comunidade local na conselho de saúde, falta de agentes de Sáude para desenvolver o trabalho de visitas, do grande numero de prontuários em fixas, necessidade de informatização da unidade.
-Ficou evidente que, só uma boa estrutura física, não é suficiente para atender a demanda da unidade Reunidas.
- O único médico chegou as 07:30 e não foi possível resolver o meu problema de ouvido, pois ele me disse que não era sua especialidade, e me encaminhou para uma Policlínica, onde quem sabe, segundo ele" com boa vontade e sorte, eu poderia ser atendido".
Nenhum comentário:
Postar um comentário