sexta-feira, 28 de março de 2008

Chega ao Brasil Suzuki GSX-R-1000

Após um ano desde seu lançamento na Europa e nos Estados, finalmente a tão esperada Suzuki GSX-R 1000 chega ao Brasil mostrando todo seu desempenho e inovações tecnológicas da sua sétima geração.
O modelo 2008 é inédito do farol aos escapamentos: quadro de dupla trave superior em alumínio mais compacto, suspensões mais eficientes, nova balança traseira, pedaleiras ajustáveis, nova injeção eletrônica... Tudo é novo. Como o projeto da Suzuki tinha como objetivo criar uma campeã das pistas, um simples teste pelas ruas não seria suficiente para se conhecer a fundo essa superesportiva. Mas já pudemos ter uma idéia do que ela é capaz.
O motor tem a mesma arquitetura de seu antecessor: quatro cilindros em linha de 999 cm³, 16 válvulas, comando duplo no cabeçote (DOHC), com arrefecimento líquido -- porém, com pistões forjados em alumínio, eixos de comando ocos (para reduzir o peso) e um balancim para reduzir vibrações.
A Suzuki também mudou a injeção eletrônica. Agora mais compacta, ela tem bicos injetores com 12 pequenos orifícios, em vez dos quatro furos maiores utilizados anteriormente. Com isso, a nebulização da mistura ar-combustível é mais eficiente. Tudo para manter o propulsor bem alimentado.
Essas novidades, em conjunto com dutos de admissão e escape 8% maiores e válvulas em titânio com comando 'mais bravo', resultaram num aumento de 7 cavalos na potência máxima, passando dos anteriores 178 cv a 11.000 rpm para 185 cv a 12.000 rpm. Isso sem a indução direta de ar entrar em ação -- a medição é de dinamômetro.