sexta-feira, 1 de agosto de 2008

SUTERO CAVALCANTE, CABOCLO POETA.


Sutero Martins Cavalcante é um daqueles caboclo que nasceu com a veia de Poeta. Nascido nos gerais de Goiás, lutou bravamente contra a ignorância e o anonimato. Agrimensor, percorre os rinções de sua terra, demarcando e medindo propriedades rurais. Mesmo com tanta labuta, consegue fazer fluir seu dom nato de poeta. Depois de longos anos sem manter contado, descobri Sutero fazendo um programa radiofónico na rádio Tropical de Porangatu-Go. Foi uma grata e bela surpresa sintonizar o amigo e seu programa- TOCANDO EM FRENTE- todas as manhãs de domingo às 07:30h nas ondas da Tropical Am, (http://www.radiotropical850am.com.br/). Confesso que me bateu uma saudade danada. Hoje, recebi um e-mail com uma de suas criações que se chama "O Brasil dos nove fora". Sutero é membro da Academia Porangatuense de Letras. A seguir o seu poema na integra.

Brincando com a matemática
Curiosidade encontrei
Na prova dos nove fora
Muitos de fora eu deixei
Fiquei decepcionado
Com o triste resultado
Que nesta soma eu achei

Comecei pelo nordeste
Fazendo minha equação
Entrando pela Bahia
Fui sair no Maranhão
Na prova dos nove fora
Eu vou lhes mostrar agora
Como é regida a nação

Pois o foco é o Nordeste
Vai ser agora explicado 9 Estados
De lá veio os presidentes 27 Senadores
Da República e do Senado 2 + 7 = 9 = 0
E a razão dos nove fora
Irão entender agora
No Nordeste, é nove Estado

Na prova dos nove fora
Todo nove é descartado
Nós vamos pegar o nove
Por três é multiplicado
Vinte e sete é o total
No Distrito Federal
Representando o Senado

O número vinte e sete
Me chama muita atenção 27 Estado
Vinte e sete é os Estados 2 + 7 = 9 = 0
Da nossa federação
Vinte e sete vira nove
Nove é zero e não resolve
A nossa situação

Para fazer essas contas
Me esforcei um bocado 81 Senadores
Peguei o nove que é zero 8 + 1 = 9 = 0
E elevei ao quadrado
Depois tirei a raiz
A vergonha do país
É zero o nosso Senado

Me restou uma esperança
Fiquei entusiasmado 513 Deputados
Fui percorrendo o Brasil 5 + 1 + 3 = 9 = 0
A cada um dos Estados
Meu trabalho durou meses
Somou quinhentos e treze
O total dos Deputados

Somei o cinco mais um
Depois juntei com o três
Mais uma decepção
Vou confessar a vocês
Envergonhado eu confesso
Porque o nosso Congresso
Deu zero mais uma vez

Resolvi a juntar tudo
Pra ver se tinha concerto 27 Estados
Seiscentos e vinte e um 81 Senadores
Confesso, não é perfeito 513 Deputados
O Brasil não desenvolve 6 + 2 + 1 = 9 = 0
Seis mais dois, mais um é nove
Só dá zero e não tem jeito

Na prova dos nove fora
Não adianta pelejar 9 = 0
Somando ou diminuindo
Se chega ao mesmo lugar
Com eles eu não me engano
Só nove meses do ano
Tiraram pra trabalhar

Nove meses de trabalho
Divididos em semanas 36 semanas
Num total de trinta e seis 3 + 6 = 9 = 0
Pouca luta e muita grana
Recorrendo à tabuada
Três mais seis é nove, é nada
A ciência não me engana

Tentando mais uma vez
Fiquei mais preocupado
Pois trinta e seis vezes sete
Depois de multiplicado
Deu nove mais uma vez
Estou mostrando a vocês
Que deu zero o resultado



Dois, cinco, dois anotei
Me prestem bem atenção 252 dias
É trinta e seis vezes sete 2 + 5 + 2 = 9 = 0
Feita a multiplicação
Dois mais cinco e dois é nove
Quando tira e não devolve
Vira zero a equação

Tira sábado e domingo
Segunda e sesta enforcados
Quatro dias da semana
Já são logo descartados
Dias úteis sobram três
Eu vou mostrar a vocês
Mais um zero encontrado

Os quatro dias de folga
Que aqui eu descartei 144 dias
São cento e quarenta e quatro 1 + 4 + 4 = 9 = 0
Conforme eu multipliquei
Estou mostrando a vocês
Deus nove mais uma vez
E não fui eu que inventei

Pegando o total dos dias
Eu fiz a subtração 108 dias
Cento e oito me sobraram 1 + 0 + 8 = 9 = 0
Me causando irritação
Esta continha encravada
Um mais oito, é nove, é nada
É o fim da operação

O ano é dois mil e sete
Disse o poeta Sutero 2007 o ano
Dois mais sete vai dar nove 2 + 0 + 0 + 7 = 9 = 0
Dando nove vai ser zero
Sou poeta popular
E estou querendo mostrar
O Brasil que eu não quero

Eu vou parar por aqui
Pra não me comprometer 18 estrofes
Escrevi dezoito estrofes 1 + 8 = 9 = 0
Só fui agora entender
É uma história rimada
Dezoito também da nadaIsso nada vai vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário