Ao lançar o Nano por US$ 2,5 mil (R$ 4,5 mil), a indiana Tata deu início à guerra pelo carro de baixo custo, uma disputa que deve envolver a maioria das montadoras mundiais, principalmente aquelas com grande foco nos mercados emergentes. O modelo apresentado ontem, porém, é específico para o mercado indiano e, com suas características, dificilmente será exportado, embora a fabricante afirme da possibilidade de vendas em outros países.
'O mundo está correndo atrás do carro barato, mas o modelo indiano é feito para necessidades específicas do mercado indiano', diz o consultor Paulo Cardamone, da CSM WordWide. 'Foi desenhado para tirar quatro pessoas de uma moto e colocar num lugar coberto.'
Várias montadoras já anunciaram que trabalham no desenvolvimento de carros de baixo custo, entre as quais Toyota, Fiat, GM e Volkswagen. A Renault estuda uma parceria com a indiana Bajaj para lançar um concorrente direto para o Nano, um modelo que custaria cerca de US$ 3 mil (R$ 5,4 mil).
No Salão do Automóvel de Nova Délhi, a Bajaj apresentou na quarta-feira um protótipo de um veículo dessa faixa de preço, mas a Renault informou que não se trata do modelo que as duas fariam em conjunto.
Em visita ao Brasil no mês passado, o presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn, afirmou que, se o projeto der certo, poderá ser adaptado para o Brasil. 'Vai depender do custo para tornar esse produto adequado ao mercado brasileiro.' Segundo ele, o veículo teria de passar por várias mudanças para se adequar às normas brasileira de segurança e emissões.
Além disso, com a carga tributária incidente sobre os automóveis no País, dificilmente se alcançaria um preço tão baixo. Hoje, o carro mais barato do mercado, o Fiat Mille, custa R$ 22,9 mil e tem mais de 20 anos.
'Nosso mercado é mais sofisticado e o consumidor brasileiro gosta de carros com mais conteúdo', ressalta Cardamone. Para o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, o carro que o brasileiro quer 'precisa ter espaço para cinco pessoas, para bagagem, caixa de cerveja e ainda conseguir subir a serra.'